novidades do PASA
Relato de reunião do PASA
Tema: Organização do trabalho em 2007
Em 26/02/2007, Ana Cláudia, Bete, Cesar e Eliana realizaram reunião para organização das atividades do PASA.
Inicialmente, amadurecemos proposta para seminário de atenção primária sobre o assunto adolescência e saúde. Idéias foram apresentadas ao professor José Ricardo Ayres que nos ajudou a definir a seguinte estrutura:
Título: Saúde integral de adolescentes: a organização da atenção à saúde.
Data: 23/03/07
Mesa (proposta):
- Regina Melchior (Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina): Atenção à saúde dos adolescentes: percepção dos médicos e enfermeiros das equipes da saúde da família.
- Maria Inês Saito (Instituto da Criança do HCFMUSP): Experiência do ambulatório de adolescentes do Instituto da Criança.
Debatedores:
- Maria Thereza de Lamare: Ministério da Saúde
- Albertina Duarte: Secretaria Estadual da Saúde
- José Ricardo Ayres: FMUSP
Tarefas: contactar, convidar, viabilizar presença.
A seguir, nossa reunião aprofundou questões de avaliação e de organização interna do trabalho.
1) Os grupos idéias e vivências serão reformulados com base em experiência pregressa de trabalho e avaliação:
- grupo idéias como espaço de confiança e fortalecimento do vínculo com o serviço;
- grupo de vivências como espaço para lidar com a diversidade de experiências, e com a diversidade sócio-cultural. Perspectiva de fazermos mais estudos sobre o cotidiano dos jovens e atentar para suas expectativas nessa atividade.
Avançamos com uma proposta (Eliana sistematizou e apresentou a idéia, aceita em consenso pelo grupo):
Haverá duas estratégias para condução de cada grupo. As estratégias de grupo serão descritas para compor a pasta do PASA. Ana Cláudia coordena o processo no grupo de idéias e a Eliana no grupo de vivências. A Bia será a pessoa de referência para apoio. A Bete será treinada em ambas as atividades, já participando do processo de re-estruturação.
2) Estamos re-estruturando a pasta do PASA (materiais de apoio que ficam no setor). Haverá alguns blocos: bases, orientações gerais, orientações médicas, orientações para grupo. Podemos ainda conversar e integrar um campo de orientações para trabalhos comunitários em diálogo com o projeto São Remo.
3) Em médio prazo, gostaríamos de integrar a experiência do grupo vivências com os grupos na comunidade que são realizados pelos ACS, já que trabalham com as mesmas temáticas.
4) Propomos ampliar AE adola para todos os dias da semana. Para tanto, haveria apenas poucas vagas de AE adola (PASA) e as demais deveriam ser agendadas em AE (geral). Desse modo, envolvemos toda equipe no atendimento programático de adolescentes. As vagas de AE adola (PASA) seriam apenas para casos especiais, obedecendo a mesma lógica do CONFAD**.
*AE: atendimento de enfermagem ** Conflito Familiar ou Doméstico (acho que é isso)
5) Pretendemos reforçar a informação sobre a ficha verde. Ela deve ser preenchida sempre que possível no atendimento da demanda espontânea.
Quem quiser contribuir com as discussões do PASA, procure alguém da equipe ou envie seus comentários via blog.
É isso aí,
Cesar
Coordenador do PASA