12.1.07

Agitos de janeiro na SMS

Uma reunião extraordinária da Supervisão Butantã, hoje, por conta de algumas "encomendas" urgentes do gabinete da SMS.
  • pedido de indicação das unidades com maior problemas de pessoal, para que sejam gerenciadas por OSs.
  • definição de locais para implantação de novas AMAs, já que existe a intenção de inaugurar mais 50 este ano; o Butantã indicará Rio Pequeno (construir para realocar o CS II), Paulo VI e Vila Sonia, além do Jaguaré, que já deveria estar funcionando, mas não desencantou...
  • pedido de indicação de unidades que abrirão aos sábados, com profissionais plantonistas, para atender agendados; o Butantã indicará Paulo VI e Vila Sonia.
  • flexibilização da forma de cumprimento da jornada dos médicos, que poderão, por exemplo cumprir suas 20 horas semanais em dois dias de 10 horas de trabalho; isto está vinculado à oferta de plantões extras aos profissionais, para diminuir os problemas de cobertura em alguns serviços; deste modo, o médico pode trabalhar dois ou três dias na UBS e dar um plantão extra no PS (nas regiões centrais será pago 460 reais por plantão e nas periféricas 610 reais).
Segundo consta, são medidas que estão sendo implementadas numa parceria estreita entre a administração municipal e a estadual, mas as informações são muito vagas e imprecisas. Ainda é difícil vislumbrar qual a lógica que estão buscando para a gestão do sistema de saúde na cidade.

Medidas localizadas semelhantes a essas não são raras na história do sistema de saúde em São Paulo e têm tido pouco fôlego...

De passagem, foi levantado um problema que já percebemos: o 192 não aceita mais resgatar pacientes em unidades de saúde e as alternativas (ambulâncias do São Jorge e do Real Parque) estão longe de ser suficientes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial