29.11.06

O Prosaúde

Nos dias 27 e 28 de novembro, a USP recebeu uma visita de uma comissão de acompanhamento do PROSAUDE - Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, dos Ministérios da Educação e da Saúde, que oferece recursos para projetos de reorientação curricular de cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia.
No caso da USP, os três cursos do campus de São Paulo foram contemplados e a comissão, composta por dois professores da UFMG e uma assessora do MS, veio conhecer os projetos e os espaços de implementação com maior detalhe.
O projeto da Medicina prevê, basicamente, recursos para reforma e equipamento das unidades PSF que recebem alunos da disciplina de Atenção Primária.
Em meio aos vários elogios às propostas das três unidades, apontou-se a inexistência de uma perspectiva de trabalho em equipe, que integrasse de alguma forma o ensino ministrado nas unidades do SUS.
Em relação ao CSE, havia uma expectativa de que estivesse presente na apresentação da FMUSP e que fosse, inclusive, visitado pela comissão. Fui informado pela Sandra Grisi de que foi feita a opção de não evidenciar muito nosso serviço, dada a posição desfavorável dos Ministérios a unidades escola...

1 Comentários:

Às 27/12/06 12:10 , Anonymous Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero parabenizar pelo Blog. É muito interessante, informativo e esclarecedor. O comentário que gostaria de fazer é o seguinte: hoje penso ser necessária uma outra pedagogia para o ensino e a prática da saúde. Uma pedagogia que deixe de olhar para a doença, com um reenfoque na saúde. É uma preocupação legitima em termos de atenção à saúde coletiva. É fácil constatar que o ensino e a capacitação dos alunos de medicina privilegia o modelo centrado na doença em detrimento de uma abordagem do sujeito. Esse modelo privilegia o circulo vicioso da doença.
obs.: Achei pertinente você também, éticamente, não se vangloriar da conquista do São Paulo F.C. abraço. Emílio

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial