12.1.07

Férias!


Saio, por 15 dias, a partir da segunda 15/01.
O Blog ainda não decidiu...

Calendário 2007

Não recebemos, ainda, o Calendário oficial da USP para 2007.
Para adiantar o planejamento, definimos no GTA as prováveis emendas, para que as agendas não sejam abertas ainda.
Mas prevalecerá o calendário oficial!

As semanas de Natal e Ano Novo, que foram motivo de discussão no ano passado, serão negociadas na Mesa Permanente.

Se está num computador do CSE, acesse o arquivo na pasta Zeus/GTA, do servidor Zeus.

Agitos de janeiro na SMS

Uma reunião extraordinária da Supervisão Butantã, hoje, por conta de algumas "encomendas" urgentes do gabinete da SMS.
  • pedido de indicação das unidades com maior problemas de pessoal, para que sejam gerenciadas por OSs.
  • definição de locais para implantação de novas AMAs, já que existe a intenção de inaugurar mais 50 este ano; o Butantã indicará Rio Pequeno (construir para realocar o CS II), Paulo VI e Vila Sonia, além do Jaguaré, que já deveria estar funcionando, mas não desencantou...
  • pedido de indicação de unidades que abrirão aos sábados, com profissionais plantonistas, para atender agendados; o Butantã indicará Paulo VI e Vila Sonia.
  • flexibilização da forma de cumprimento da jornada dos médicos, que poderão, por exemplo cumprir suas 20 horas semanais em dois dias de 10 horas de trabalho; isto está vinculado à oferta de plantões extras aos profissionais, para diminuir os problemas de cobertura em alguns serviços; deste modo, o médico pode trabalhar dois ou três dias na UBS e dar um plantão extra no PS (nas regiões centrais será pago 460 reais por plantão e nas periféricas 610 reais).
Segundo consta, são medidas que estão sendo implementadas numa parceria estreita entre a administração municipal e a estadual, mas as informações são muito vagas e imprecisas. Ainda é difícil vislumbrar qual a lógica que estão buscando para a gestão do sistema de saúde na cidade.

Medidas localizadas semelhantes a essas não são raras na história do sistema de saúde em São Paulo e têm tido pouco fôlego...

De passagem, foi levantado um problema que já percebemos: o 192 não aceita mais resgatar pacientes em unidades de saúde e as alternativas (ambulâncias do São Jorge e do Real Parque) estão longe de ser suficientes.

10.1.07

Gildo

Por muitas razões e em vários aspectos uma pessoa especial.
Um fenômeno!
Escolho lembrar que, como trabalhador, era daqueles que fazem nos orgulharmos de ser servidores públicos.
 
Esteja em paz!

8.1.07

Liberada contratação de Sanitarista

Recebemos hoje um expediente despachado pela reitora em 13/12, autorizando a contratação do Médico Sanitarista, excepcionalmente durante o período de restrição pela legislação eleitoral.
Como o processo estava parado, é preciso publicar a homologação do processo seletivo e convocar a primeira classificada, mas isso não deve demorar muito!
 
Em relação às outras vagas que temos em aberto, continuamos esperando definições...

5.1.07

Você quer colaborar com o blog?

Descobri uma forma mais simples para que todos possam colocar notícias no blog.

Basta mandar uma mensagem para rkon.cseb@blogger.com

O assunto da mensagem será o título da notícia e no texto vai a notícia propriamente dita. Mas assine a notícia para ser identificado, porque é meu nome que aparece...

Nós na Vertente "C"

O Zé Ricardo manda a notícia de que, em conversa com o Diretor da FMUSP, Prof. Marcos Boulos, houve o entendimento de que os profissionais do CSEB podem se candidatar ao "Programa de Suplementação Salarial para Pesquisadores não Docentes" (também conhecido como "Vertente C"), recentemente aprovado pela Comissão de Pesquisa da Faculdade.

Por este Programa, pesquisadores da FMUSP ou HC, com no mínimo o título de Doutor, podem se candidatar a receber suplementação salarial via FFM, que varia de 500 a 2.000 reais por mês, se atingirem uma pontuação mínima, segundo critérios de avaliação da produção acadêmica.

As regras são semelhantes às da chamada Vertente A, que contempla os docentes.

Aguardamos maiores detalhes, mas esta possibilidade representa mais um passo no reconhecimento de nosso papel na FMUSP.

4.1.07

Desejos serrados?

Mais uma preocupação no horizonte próximo.
Entre as medidas inaugurais do Governador José Serra está o Decreto 51.471 de 2/01/07, que estabelece que:
 
"Artigo 1º - Ficam vedadas a admissão ou contratação de pessoal no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta, incluindo as autarquias, inclusive as de regime especial, as fundações instituídas ou mantidas pelo Estado e as sociedades de economia mista."
 
Não há prazo definido para a vigência desta proibição, mas é provável que interfira com nossos planos em relação à enfermeira e o ginecologista (prá não dizer do sanitarista, que entendi que não é afetado).
 
Uma observação interessante é que essa e outras medidas do Governador aplicam-se às autarquias, inclusive as de regime especial. O HC está se transformando numa autarquia especial, com a expectativa de maior autonomia administrativa, mas (como, aliás, minha experiência mais recente na Secretaria Municipal da Saúde dolorosamente mostrou) não há no Brasil lei que consiga se sobrepor à vocação centralizadora e autoritária do Estado.
Está em discussão agora a regulamentação da figura da "Fundação Estatal de direito privado" e do "contrato de autonomia" e torço para que esta avaliação pessimista seja contrariada pelos fatos...
Recomendo a leitura do texto da Profa. Lenir Santos.
 

2.1.07

2007: 30 anos do CSEB!



Entramos no ano de comemoração dos 30 anos de existência do CSE.
Colabore com idéias e trabalho para o sucesso de nossos eventos comemorativos.
Procure a Comissão, composta por Bia, Norma, Miriam, Ana Emilia, Vanessa, Renata e Goreti!

E use nossos logos especiais


O Destino de Poseidon

Na última sexta, enfrentamos um grande aborrecimento, que foi a perda do disco rígido de um de nossos servidores, com sérios problemas para o funcionamento da rede.

A nota positiva foi que, após algumas horas de trabalho intenso, o Thiago conseguiu configurar um novo servidor em substituição, o que não é prá qualquer um, ainda mais em se tratando de um servidor Linux.

A Norma também agradece a todos que souberam manter a calma e trabalhar no "manual", até a solução do problema!