29.12.06

Novas mudanças nos processos seletivos

Ainda não temos maiores detalhes, mas vejam o texto deste ofício circular de 18/12:

"Senhor (a) Dirigente
Comunico a V. Sa. que todos os processos seletivos para funcionários não docentes, inclusive para as funções centralizadas desta Universidade, somente serão realizados pela FUVEST a partir de março de 2007, ficando assim suspensas todas as publicações de editais de processo seletivo a partir de 02.01.2007.
Informações complementares serão encaminhadas posteriormente.
Solicito que seja dada ciência do teor deste Ofício à área de Pessoal dessa Unidade/Órgão.
Cordialmente,
Profa. Dra. Maria de Lourdes Pires Bianchi
Diretora de Recursos Humanos"

A novidade já deve atingir nossos processos seletivos para Enfermeira e Médico Ginecologista.

28.12.06

Força nova na Saúde Mental

Já está conosco a psicóloga Estela Mara Rabelo, que veio comissionada do Hospital do Juqueri, para trabalhar na Saúde Mental.
Pela sua experiência e disposição, com certeza é uma grande aquisição para o serviço.

Bem vinda!

27.12.06

30 anos com a Comunidade

O Grupo de Trabalho "CSE e Comunidade" reuniu-se ontem, com a participação da Bia, Eliana, Majô, Ricardo e Rubens.

Decidimos articular as ações do grupo, na busca de estreitar nosso laços com a comunidade usuária de nossos serviços, com as atividades que marcarão os 30 anos de existência do CSEB.

Pretendemos identificar pessoas que tenham algum tipo de relação especial conosco, seja pelo tempo em que nos acompanham, seja mesmo pela forma como vivem esta relação, e convidá-las a discutir esta história e as atuais perspectivas da interação CSEB - comunidade, planejando alguns eventos de encontro e festa.

Precisamos da ajuda de todos os funcionários, indicando usuários conhecidos que possam colaborar nesta empreitada. No início de janeiro, procuraremos os setores com mais detalhes...

Para o Grupo de Trabalho, ficou definida uma rotina de reuniões nas segundas 4as. feiras de cada mês, às 14:00 h, sendo que às 16:00 h a reunião será aberta para qualquer usuário que queira discutir alguma questão sobre o funcionamento do serviço.

Não será por falta de Engenharia

Ontem, o Otavio - engenheiro da FMUSP - esteve novamente no CSEB, trazendo a engenheira Carol, da firma LGC, que gerencia as obras de restauro na FMUSP.
Eles também ficarão responsáveis por acompanhar nossas questões prediais, incluindo a manutenção do telhado e a própria reforma, quando houver a liberação dos recursos do Ministério.

A este respeito, enviamos ontem à FFM a documentação que deverá ser encaminhada ao Ministério, atendendo às exigências feitas em relação a nosso projeto.

Agora vai!!

Já sentamos à Mesa

Como havia noticiado anteriormente, a primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente do CSEB estava prevista para fevereiro, mas nada como a "Vida" para contrariar previsões.
Após uma mobilização em torno de nosso funcionamento neste período de recesso universitário, que incluiu uma visita de uma diretora do SINTUSP, marcamos uma reunião extraordinária para o último dia 22/12 à tarde.

O resultado desta negociação já foi noticiado aos setores e membros do GTA, mas vale reforçar o alto nível em que transcorreu, permitindo prever boas perspectivas para nossa Mesa.

Se nenhum outro "imprevisto" acontecer, retomamos oficialmente em fevereiro, com uma pauta já bastante carregada.

Ampliamos o Apoio

De acordo com os planos apresentados ao GTA, iniciamos um rearranjo na Sala de Apoio para que possa abrigar até 6 computadores, num primeiro momento.
Priorizamos um espaço coletivo e múltiplo à proliferação de pequenos "escritórios".
Isto não significa que não possamos estabelecer regras e prioridades.
Um exemplo é que haverá um dos computadores cujo uso será preferencialmente dos funcionários.
Outra possibilidade, já estabelecida anteriormente, é a reserva de computador para qualquer tipo de atividade relacionada ao nosso trabalho.

De resto, vamos aprendendo com a prática...

22.12.06

Um passo importante na Enfermagem

Nossa enfermeira Reneide - responsável pela Saúde da Criança e coordenadora do colegiado de enfermagem do CSEB - foi aprovada para o Mestrado da Escola de Enfermagem da USP.
Será orientada pela Profa. Elisabeth Fujimori, uma das parceiras constantes que temos na EEUSP.
O fato vale, então, não apenas pelo progresso para a própria Reneide, mas também como um avanço na qualificação de nosso corpo de enfermagem e no estreitamento da importante parceria com a EEUSP.

21.12.06

O CSE e a comunidade

Na próxima terça, 26/12, às 11:00 h, se reunirá o grupo de trabalho que discutirá as estratégias para maior aproximação do CSE com a comunidade. Rubens, Majô, Bia e Eliana já estão confirmados, mas o grupo está aberto aos interessados.

Este é um dos quatro grupos destacados pelo GTA, para organização de ações em torno de nossas prioridades. Os outros três são: Parcerias, Comunicação e Saúde e Ambiente de Trabalho.

Objetos e lembranças

Lembro que a exposição Objetos e Lembranças, com o resultado do trabalho envolvendo idosos da São Remo, em parceria do CSE com o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e que esteve na sede da Associação de Moradores da São Remo em setembro, está agora no CSEB, no espaço em frente à vacina.

Vale a pena conferir este belo trabalho de nossos agentes comunitários, da Bia e dos moradores da São Remo, é claro!

Residência de Medicina de Família e Comunidade

Nossa colega, a Profa. Ana Flávia, será a nova coordenadora da Residência multidepartamental de Medicina de Família e Comunidade da FMUSP.
Para a Nana, nossos parabéns e promessa de apoio!!

Consultoria: convênio está em andamento

O Convênio com o Ministério, para assessoria ao Departamento de Atenção Especializada já está em pleno andamento.
2/3 do total de R$ 1,6 milhões já foram liberados e, além de alguns consultores indicados pelo próprio Ministério, constituímos um pequeno núcleo composto por mim, pelo Alex e dois colegas de fora do CSEB - Savério e Darci. A Profa. Maria, da Preventiva, também colaborará.

Há dois eixos principais definidos: o acompanhamento da política de contratualização dos hospitais de ensino e o acompanhamento da implantação dos SAMU (atenção pré-hopitalar móvel).

Renovo o convite para os que se interessarem em participar, que me procurem, porque há muitas possibilidades.

A Mesa está posta

Não posso deixar de registrar o sucesso da eleição dos representantes de funcionários para nossa Mesa de Negociação Permanente.
Foram 100 votantes e 12 candidatos, num processo que reaviva a história de mobilização do CSEB!
Parabéns a todos os participantes e especialmente aos eleitos:
Beatriz Odisséia
Dinizete
Vevé
Jupiara
Solange
Angélica
Sara (suplente)
Rira (suplente)

A primeira reunião está prevista para início de fevereiro (embora esse pessoal já tenha começado a pegar no meu pé...)

Propaganda de alimentos

Nossa valorosa representante no Conselho Nacional de Saúde - a Majô - pede que divulguemos o seguinte:

A Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian/CNS) solicita aos conselheiros e conselheiras nacionais de saúde, bem como às respectivas entidades e movimentos nacionais representados no colegiado, que se manifestem a favor da Proposta de Regulamento Técnico, em consulta pública, sobre a propaganda e publicidade de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio e de bebidas com baixo teor nutricional.

As contribuições à Consulta Pública nº 71, de 10/11/2006 (publicada no Diário Oficial da União dia 13/11/2006) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem ser feitas pela página da Anvisa na internet (www.anvisa.gov.br) até o dia 11 de janeiro de 2007. Como sugestão de texto a Cian sugere: “Concordamos com a iniciativa de restrição da propaganda de alimentos ricos em sal, gordura e açúcares destinados ao público infantil nos veículos de comunicação”.

Uma esperança contra as enchentes

O Zé Ricardo informa que seu relato ao diretor da FMUSP, Marcos Boulos, sobre a situação de nosso telhado o sensibilizou bastante.
Ele pediu ao Agenor uma solução urgente, mesmo que precise de "corre atrás" de recursos.
No mesmo dia, o engenheiro Otavio apareceu no CSE!

Acho que agora vai!!

P.S. Lamento a publicação tão esparsa de notícias, mas lembrem que qualquer um da comunidade CSEB pode se inscrever e publicar...

5.12.06

Prova de residência

Pessoal, o quadro médico do CSE participa esta semana da correção da prova do processo seletivo para médicos residentes do complexo HC-FMUSP. Trata-se de prova escrita em que os corretores se baseiam em gabarito para leitura e pontuação das notas. O volume de material implicará em vários períodos de trabalho, incluindo momentos extras (não pactuados inicialmente) em caráter emergencial. Isso inclui a quarta período da manhã, momento em que o servico realizará sua reunião geral. Algumas ausências justificam-se pelo compromisso com a faculdade de medicina.

debaixo d`água

Diante da situação dramática que estamos enfrentando com a infiltração de água pela laje do prédio do CSE, pedi o apoio da Diretoria Executiva e da Engenharia da FMUSP, na busca de soluções emergenciais.
Nesta segunda, 4/12, o engenheiro Otavio esteve no CSE e comigo e com André vistoriou o telhado.

Como medida imediata, providenciará a substituição de algumas telhas quebradas. Além disso,
  • a equipe de manutenção da FMUSP deverá manter uma rotina de limpeza mais freqüente do telhado, já que o acúmulo de folhas e outros detritos é um dos principais fatores de agravamento da situação
  • será providenciado o orçamento para substituição de calhas deterioradas, para que negociemos com a direção da FMUSP a execução
  • será feito um estudo para uma solução mais definitiva, que talvez passe pela retirada completa das telhas
Com o verão chegando, resolver este problema se torna uma de nossas principais prioridades