29.11.06

O Prosaúde

Nos dias 27 e 28 de novembro, a USP recebeu uma visita de uma comissão de acompanhamento do PROSAUDE - Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, dos Ministérios da Educação e da Saúde, que oferece recursos para projetos de reorientação curricular de cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia.
No caso da USP, os três cursos do campus de São Paulo foram contemplados e a comissão, composta por dois professores da UFMG e uma assessora do MS, veio conhecer os projetos e os espaços de implementação com maior detalhe.
O projeto da Medicina prevê, basicamente, recursos para reforma e equipamento das unidades PSF que recebem alunos da disciplina de Atenção Primária.
Em meio aos vários elogios às propostas das três unidades, apontou-se a inexistência de uma perspectiva de trabalho em equipe, que integrasse de alguma forma o ensino ministrado nas unidades do SUS.
Em relação ao CSE, havia uma expectativa de que estivesse presente na apresentação da FMUSP e que fosse, inclusive, visitado pela comissão. Fui informado pela Sandra Grisi de que foi feita a opção de não evidenciar muito nosso serviço, dada a posição desfavorável dos Ministérios a unidades escola...

21.11.06

as coisas melhoram no ultrassom

Com a previsão de uma breve entrada em funcionamento de dois aparelhos novos de ultrassom, comprados e operados pelo Sírio-Libanês, no Sarah e no Peri Peri, a quantidade e a variedade de exames disponíveis devem aumentar significativamente.
Isto já ocorreu no Centro e na Lapa, e o Butantã é a bola da vez.
O aparelho antigo do Peri Peri vai para o Vila Sonia.

De um modo geral, é possível perceber que, ainda que os exames e consultas de média complexidade sigam como um gargalo razoável para alcançar a integralidade da atenção, temos tido progressos...

eram essas as tais vagas?

Na reunião da Supervisão Butantã de 16/11, além de questões menos importantes, um informe sobre as vagas de especialidade no HU.
Receberemos planilhas mensalmente, para atender aos pacientes de nossas lista de espera.
Os pacientes que vêm do Hospital, com um encaminhamento às vezes muito específico (tal médico, tal dia), terão que aguardar sua vez e a ouvidoria do HU se comprometeu em difundir esta informação lá!
Na maior parte são vagas cirúrgicas, para as quais, portanto, a indicação cirúrgica deve ser provável.
A primeira leva tem as seguintes vagas: 2 de cirurgia de ORL, 1 de cirurgia de oftalmo, 3 de cirurgia geral e 2 de dermato (cirúrgico/grave). Nos próximos meses devemos receber algo de cirurgia infantil. Neste momento, vagas de proctologia e ortopedia foram destinadas ao Peri Peri e de psiquiatria ao CAPS.

esperanças renovadas?!

Como diz o Ricardo Teixeira, "Se há pendências, há esperanças!": enquanto o Ministério estiver nos cobrando quanto a pendências em relação a nosso projeto de reformas, podemos concluir que o processo não foi arquivado.
Pois foi o que aconteceu, pela enésima vez. Mas parece que a lista está diminuindo...

20.11.06

aqui não é lugar prá isso!

Não esperem que eu use este espaço para fazer qualquer menção à conquista do tetracampeonato brasileiro pelo São Paulo - o glorioso tricolor paulista...


12.11.06

Reportagem TV Globo

A todos
Em 13/11 temos agenda às 9:00 com a TV Globo.
Trata-se de uma reportagem sobre juventude e saúde.
Pesquisadores do Projeto Bate-Papo serão entrevistados: Marcel, Camila, Renato e Cesar (médico do CSE).
O projeto foi coordenado pelo CSE-PASA e está em fase de divulgação.

A reportagem deve ser exibida no mesmo dia no SPTV.

Atenciosamente
Cesar

10.11.06

Mutirão da próstata

O HC realizará Campanha de Prevenção de Câncer da Próstata no próximo dia 25 de novembro, prevendo atender 1200 pacientes, com mais de 45 anos e se responsabilizando pela continuidade do tratamento dos que necessitarem.
Nossa CIA está preenchendo a planilha com pacientes na fila de espera de Urologia, com diagnósticos relacionados à prostata e a enviará até 13/11.

A Dengue avança

Na reunião da Supervisão Butantã do último dia 9/11, a situação da (do?) Dengue na região foi o tema principal.
O número de casos vem aumentando e, após dois anos sem casos autóctones, foram registrados 101 até o momento, neste ano, além de 67 importados. A impressão é de que não atingimos o pico da curva e que 2007 pode ser pior.
É importante, portanto, manter a atenção para essa possibilidade e levantar a suspeita quando os sintomas justificarem, sem se preocupar se houve deslocamentos para fora da cidade.

O fato é que a maior parte das suspeitas está sendo feita nos pronto-socorros. Será que os pacientes estão transitando por aqui e não identificamos?

Para ficar apenas com números referentes a nossa área, de janeiro a setembro foram notificados 27 casos suspeitos de moradores da área, dos quais apenas 4 (14,8%) o foram por nós. Ainda que entre os quatro se encontrassem os 2 casos autóctones registrados para nossa área e mais 1 importado, porque não levantamos mais suspeitas?

Sugeri que estudássemos o percurso destes suspeitos nos serviços, considerando que a dengue é um importante evento-sentinela para avaliar nossa recepção e isso permitiria aprimorar nossa estratégia para enfrentar a possível epidemia. A SUVIS diz não "ter pernas" para isso, mas creio que poderíamos fazer para nossos casos.

Computadores chegando

Há alguns meses, apresentei ao Agenor uma atualização de nosso plano de trabalho para a área de Informática, no qual previa a ampliação em 15 computadores de nosso "parque", dos quais 6 seriam obtidos por meio do convênio com o Ministério e projetos de pesquisa, restando 9 por conseguir.
Ele concordou em comprá-los e já chegaram 5 deles.
A ampliação contemplaria Sala de Apoio, Farmácia, Fonoaudiologia, SAMI, Grêmio “Ana Rosa”, Saúde do Adulto, Agentes Comunitários, Central de Comunicação, Enfermagem e Secretaria.
De lá prá cá, algumas coisas mudaram e devemos rever as prioridades. Apresentarei uma nova proposta ao GTA...

9.11.06

2ª Conferência Municipal da Saúde da População Negra

Nesta conferência, que se realiza entre os dias 9 e 11 de novembro, temos quatro delegadas: a Majô, a Yessame, a Jupiara e a Bia (sim, aquela branquela!).
O grupo está preparando alguns eventos para a Semana da Consciência Negra, aqui no CSE.

Nova parceria com a Psicologia

Um grupo de quartanistas do Instituto de Psicologia da USP, alunos da Profa. Maria Luisa Schmidt, na disciplina "Fundamentos Fenomenológico-existenciais do Aconselhamento Psicológico" inicia nesta semana um estágio no CSEB, para observação de algumas atividades do Projeto São Remo.
Numa visita à UBS Vila Dalva, conheceram alguns de nossos agentes comunitários e se interessaram em conhecer melhor as características específicas de nosso trabalho.
Temos a expectativa de, ao final deste estágio, discutir a possibilidade de uma parceria mais estreita e duradoura.

Neste ano, já havíamos recebido novamente, após alguns anos de interrupção, alunos da disciplina "Processos Grupais", que foram muito elogiosos e pediram mais...


Nova data para Seminário de Atenção Primária

O Seminário sobre o Projeto "Acolhimento e Redes de Conversações", coordenado pelo Ricardo Teixeira, no qual será apresentado o vídeo produzido com a participação de trabalhadores do CSEB e que estava inicialmente previsto para o dia 22 de novembro, deve ser transferido para o dia 8 de dezembro.
Houve um pequeno atraso na finalização do vídeo...

7.11.06

PP-SUS 2006/2007

Está no ar mais um edital para apoio financeiro a projetos de pesquisa - "Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde” (PPSUS) - numa parceria Ministério da Saúde, CNPQ, Secretaria de Estado da Saúde e FAPESP.
O prazo para apresentação de propostas é 15 de dezembro e as áreas temáticas são bastante abrangentes.

Para divulgar o Programa no próximo dia 8 de novembro, as 14h, no auditório do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, acontecerá o seminário "Promoção e Atenção à Saúde: a regulação de tecnologias no SUS". O público-alvo do seminário são pesquisadores de institutos e centros de pesquisa, universidades, gestores estaduais e municipais e profissionais de Saúde em geral.

CSE em rede

A convite da Elen, o Alex esteve nos representando em Botucatu, no último dia 27 de outubro, para auxiliar na elaboração de um questionário de avaliação de unidades básicas de saúde, que será aplicado em vários municípios, por meio de um projeto financiado pela FAPESP.
Também participou a Marta Campagnoni, pelo CSE Barra Funda.

Paciência...haja!

As tais das vagas com especialistas do HU estão nos dando alguma dor de cabeça.
Vários pacientes têm vindo, encaminhados de lá, com a certeza de que receberão um "papel" nosso que assegurará o atendimento - a cirurgia! - lá.
Acontece que não recebemos nenhuma vaga ainda! Já reclamei com o Nilton, responsável pela regulação, que prometeu uma solução para os próximos dias (além de interceder junto ao HU)...
Por enquanto, só podemos pedir paciência. E saudar esta abertura do HU.

A propósito, o Lotufo, superintendente do hospital, também tem um blog, no qual discute "assuntos relacionados à demografia, epidemiologia, história da medicina e economia em saúde no Brasil e no mundo"
Veja aqui