26.10.06

sujeito a trovoadas

No GTA de 21/11, o Artur da ZPM, consultoria contratada pela FMUSP, apresentará os resultados da pesquisa de clima feita há alguns meses.
Com a última greve, infelizmente alguns setores não participaram.
De toda a forma, para quem se interessar...

uma luz no fim do tunel?

Hoje cedo, a Edith - coordenadora da região centro-oeste da SMS - esteve no CSE para conversar comigo.
Há algumas semanas escrevi um email para ela (que ficou afastada por um período), falando das nossas dificuldades, com a ausência de uma vinculação formal ao SUS, via Estado ou Município e a consequente injstiça com os moradores de nossa área de abrangência.
Ela marcou, então, esta conversa para discutirmos como resolver esta situação.

Ela reafirmou que o fato do CSEB se responsabilizar pela atenção primária de uma parte da população da cidade deve ser reconhecido e apoiado pela Prefeitura. Pensa que os CSEs devem estar perfeitamente integrados à rede municipal, oferecendo todos os programas disponíveis nas outras unidades e, eventualmente se diferenciando pelo que podem oferecer a mais. Considera indesejável a hipótese de que estes serviços percam seu perfil de unidades de atenção primária (como parece ser a expectativa de alguns).
Acha que podemos ser um local de apoio à qualificação dos trabalhadores da rede do SUS.

Comprometeu-se a fazer gestôes na SMS para a celebração de convênios específicos com os CSEs, nos quais, além da formalização da vinculação à rede, poderia haver a previsão de repasse de recursos, regularização da disponibilização de pessoal, etc.

Considera o momento favorável para esta discussão, desde que seja feita em separado com a do convênio geral pretendido pela FMUSP para gerência do Distrito de Saúde Escola, que tem um outro ritmo...

Parece uma boa hora para acordar a RedeCSE!

25.10.06

Movimentando o pedaço

Mandei convites para membros da comunidade CSEB, dos quais tenho o email, para que se inscrevam para poder publicar notícias no blog.
Se algum leitor estiver excluído, por favor me informe
O espaço não será "moderado", o que significa que não haverá censura prévia para o que irá aparecer...

24.10.06

Antropologia no Jardim Boa Vista

Com o co-patrocínio do CSEB, foi realizado na última sexta-feira (20/10), na UBS Jardim Boa Vista, uma discussão sobre "Antropologia Urbana", com a Marcia Couto, que há alguns anos atua junto ao grupo de pesquisa de Violência e Gênero, das Profas. Lilia Blima e Ana Flavia e que tornou-se, há alguns meses, docente da UNIFESP.

A conversa foi muito interessante e o público, composto por agentes comunitários daquela unidade, do CSEB e do Vila Dalva teve uma participação bastante animada!

Novidades no convênio com o Ministério

Mas apenas no de consultoria (a reforma está pendente de modificações no projeto que o setor de engenharia da FMUSP está providenciando).

Havia um impasse, já que no texto do convênio assinado constava um impedimento de remuneração de servidor público, de qualquer nível. Isto, evidentemente, inviabilizaria o trabalho de consultoria de uma universidade pública!
Chegou-se ao entendimento que, em se tratando de bolsas de pesquisa, este impedimento não se aplica.
Agora, retomaremos as conversas para atualizar as demandas do Ministério e organizar a equipe de trabalho.

E o Agenor?

Continua!
Em nosso despacho mensal, ontem, ele confirmou que foi convidado pelo novo diretor da FMUSP, Prof. Marcos Boulos, para permanecer no cargo de Diretor Executivo.
Boas perspectivas para a continuidade de nossa aproximação administrativa coma Faculdade!

23.10.06

Supervisão Butantã - 19/10

Retomando nossas notícias, na primeira parte da última reunião da Supervisão houve a apresentação pelo grupo liderado pela Profa. Yara, da Escola de Educação Física, dos resultados de uma pesquisa nas unidades da região, sobre "Práticas Corporais".
Foi mostrado um amplo painel sobre a situação destas práticas e sobre as concepções e expectativas de seus responsáveis.

Na segunda parte, a Goreti me substituiu e colheu os informes, que são de possibilidades no campo da retaguarda especializada: há negociações com o HU para obtenção de vagas em Cirurgia (Geral, Oftalmológica, Ortopédica, ORL e Proctológica), Psiquiatria, Endoscopia, Colonoscopia.
Algumas perspectivas também em relação aos ultrassons, com o início do funcionamento de novos aparelhos, adquiridos pelo Sírio para o Sarah e Peri Peri e a realocação de um aparelho para o Vila Sonia.

De resto, expectativas com a mudança na SMS. A nova secretária - Maria Aparecida Orsini - é moradora do Butantã!

2.10.06

Nova experiência



Estou experimentando uma migração do Blog do Rubão para outro provedor, que oferece maiores recursos e possibilidades...
O passo seguinte será o de criar um blog em que toda a comunidade do CSEB possa publicar notícias, opiniões, comentários, etc.

Para quem quiser, as notícias antigas continuam em:
http://rkcse.blog.terra.com.br/